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Desde sempre havia um dez, só o professor que não via

Falar sobre educação no Brasil sempre me lembra certo episódio contado por um colega de turma quando ainda me arriscava com os números no curso de Licenciatura em Matemática. Em suas avaliações costumava ser bastante amigável nas questões propostas, mas sempre havia aqueles alunos que lidavam com as resoluções como quem deseja compreender espírito da política, ainda mais a brasileira. Um aluno obteve nota 0,0 e se sentiu magoado com isso. Levantando um dos lados da camisa e expondo uma arma de pequeno porte enquanto mantinha o dedo indicador sobre o 0,0 estampado na sua prova, penetrou o olhar no olhar acuado do professor:
– Parece que estou vendo um 10,0 aqui, professor. O senhor também não?
Coitado, o pobre nem relutou: – E não é que é mesmo? Existe um 10,0 bem aqui, meu filho.
Traçou o 1 na frente do 0,0 e o aluno fora aprovado com nota máxima não só naquele, mas em todos os exames de matemática. Os conhecimentos acadêmicos do meu colega foram essenciais para a obtenção de sucesso na experiência empírica. Afinal, saber média aritmética pôde salvar a sua vida. Na verdade, havia um 10,0, só o professor que não via. Depois ouvi dizer que não foi bem assim, mas foi assim que escutei primeiro.

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MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do