Com a
honrosa coautoria de:
Ermírio
Simões Batista
Segundo Proença
Filho (2007), em sua obra A linguagem literária,
as características do discurso literário são as seguintes:
1.
Complexidade
Num texto complexo pode-se
identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam
situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim
observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento
do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço
por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio.
me.to.ní.mi.a
s.f. [retórica]
Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que
se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se
“acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um
circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à
causa. (7GRAUS, 2017, adaptado)
2.
Multissignificação
O
texto multissignificativo depreende diversos significados que
dependerá do universo cultural e linguístico relacionado. Trará um
“leque” de opções, as quais o leitor pode definir pelo seu
próprio saber e pelas características de um personagem que poderão
entrar no texto poético. Uma obra pode ser entendida de diferentes
modos, uma série de saberes e informações que o leitor pode
identificar com a ajuda de seu conhecimento de mundo.
3.
Predomínio da conotação
A
conotação é evidente que faça parte do texto literário. Esse
jogo de inventar palavras e reinvenção de significados complementam
e unem leitores e personagens. O valor de um poema está fortemente
relacionado à sua linguagem conotativa. Segundo o Dicio
– Dicionário Online de Português
(7GRAUS, 2017), “conotação” é a “Ação que consiste no
emprego de uma palavra a partir de um sentido figurado, não literal,
e dependente do contexto.” É o contrário de denotação, o
sentido real das palavras.
4.
Liberdade de criação
A
regra que rege o escritor é a liberdade de criação. Não existe
uma gramática que define a criação literária, mas é o próprio
autor que cria suas regras e as viola quando a criatividade desejar.
A sensibilidade leva o escritor a mundos inimagináveis que terão
liberdade de conotação.
5.
Ênfase ao significante
Ao
contrário do texto não-literário, que se apoia no significado, o
texto literário se apoia no significado e predominantemente no
significante, destacando a sua relevância por meio da substituição
de vocábulos por sinônimos. Mas nem sempre esta substituição
permite a permanência da estética do texto literário.
6.
Variabilidade
O
texto literário se vincula a realidade (“universo sociocultural e
dimensões ideológicas”, p. 49) e, com permanente invenção, a
transforma.
7.
Realização
O
texto literário se realiza/manifesta através de prosa ou de versos.
Adaptação
ampliada do trabalho requerido pela Prof.ª Normal Maria Godoy Faria
para a disciplina de Teoria da Literatura I: Poética (3º período,
2015.2) do curso de Letras da Faculdade Frassinetti do Recife –
FAFIRE.
Referências
PROENÇA
FILHO, Domício. Características do discurso literário. In:
A linguagem
literária.
8. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 40-79.
7GRAUS.
Denotação. In:
Dicio –
Dicionário Online de Português.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/denotacao/>. Acesso
em: 01 jan. 2017, às 21:56.
______.
Metonímia. In:
Dicio –
Dicionário Online de Português.
Disponível em: <https://www.dicio.com.br/metonimia/>. Acesso
em: 01 jan. 2017, às 21:19.
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