Pular para o conteúdo principal

Significados passageiros

Existimos em três direções no tempo.

Gostaria de compartilhar minhas angústias com alguém.
Assim, dedico estes parágrafos a Thayná Deivilla e André Nascimento.

Certa vez, comprei uma camisa polo com a seguinte inscrição na frente: trust that an ending is followed by a beginning” (isto é, “acredite que um fim é seguido de um começo”). Dias depois, experienciei perdas que, naquela época, pareciam irreversíveis e de uma dor que jamais seria capaz de controlar. Perdi pessoas, amizades que juraria levar para a vida inteira. Mas, como a música diz, até mesmo o “‘pra sempre’ sempre acaba”. Hoje, percebo que tudo o que se vai é como se tivéssemos acertado as contas com aquelas coisas ou aquelas pessoas, ‘finalizado uma missão’. Na vida, nada é para sempre e o significado mais vivo das coisas estão no hoje, no momento exato em que vos falo. Ao dar as costas para fazer o meu caminho de volta para casa, eu vivo um outro instante munido de novos significados e deixo para trás outras coisas, outras pessoas, outros caminhos e outros significados que jamais serei capaz de compreendê-los completamente, mas apenas senti-los sem ter a mínima capacidade de os descrever com exatidão porque são rápidos e logo perdem o significado que anteriormente gostaria de explanar, visto que o senti. É como se encerrássemos um ciclo de atividades que devem ser cumpridas e, ao terminar, avançamos mais algumas etapas com outras atividades nem sempre tão fáceis de se cumprir.
Quando criança, ainda que criança, sendo apenas um pequeno adulto que pensava sobre as poucas coisas que vivia, perguntava a mim mesmo como eu poderia existir e minha consciência, como algo racional, estar em mim senão em outro. Eu indagava:

Existem outros que também pensam?Não se tratava de pensar as mesmas coisas, mas pensar de igual forma.
Por que eu tinha que estar aqui e não em outro lugar no mundo?Isto é, por que nasci aqui?
Por que nasci nesta família?Eu me sentia diferente e, vez por outra, pressupunha que fosse adotado.
Como são a rotina e os relacionamentos em outros lares familiares?
O que as outras pessoas pensam?
Para onde vamos quando morremos?Eu acreditava que simplesmente deixávamos de existir.

Não exatamente com estas palavras de adulto, mas com o modo de pensar de uma criança, eu refletia sobre a coexistência da vida. Costumeiramente, as crianças questionam os adultos por não terem respostas satisfatórias para as perguntas de crianças, da linguagem e do mundo fantástico da criança (hesito dizer “infantis”). Mas eu era uma criança fantástica que ocultava sua fantasia e fazia perguntas de adultos que os adultos não sabiam responder. Neste momento, eu não sei exatamente o que o leitor está pensando sobre mim, mas você, neste momento, sabe o que o meu presente está dizendo a partir do momento em que, pela escrita, o conto quando já virou passado. O que escrevo, também já escrevi, e é provável que ainda escreverei. Existimos nas três direções (talvez, eu ainda olhe para frente com um pensamento de criança com receio de me tornar o homem que não sabe responder perguntas de adultos elaboradas por uma criança). E tudo era tão pacato na minha existência…
Com certeza, evoluímos e encontramos novas perguntas, assim como novas respostas. A dinamicidade da vida põe em risco toda “verdade absoluta”, sendo apenas ela o poder que rege nossa existência enquanto toneladas de pó de estrelas espalhadas pelo universo. E, assim, continuamos em constante busca pelos significados “d’o tudo” – ou, poderia eu dizer, “d’o efêmero” (estou tendo uma crise existencial desde que me tornei adulto e agora não há como voltar atrás).
Hoje, eu “indago” por que gosto desta palavra, então não direi “questiono”, sobre como é ser feliz. Já sabemos que todos pensamos (racionalmente ou não, mas sim), compreendemos a história da humanidade e as grandes migrações, aceitamos nossa família com poucos questionamentos, conhecemos outros lares e sabemos que as pessoas também têm suas preocupações, sejam elas fúteis ou não, mas por coisas que parecem dar sentido às suas vidas. Após a morte, sabemos que viraremos pó ou, de um ponto de vista mais otimista, elementos da natureza. Mas o que não sabemos é se somos felizes e tento ainda dizer que a felicidade é uma coisa relativa: “Se a felicidade é aquilo que me dizem, então eu tenho andado um pouco triste com a minha felicidade”, disse Walter sentado numa mesa de bar.
Quando cresci, perdi todo o encanto que cultivava pelo amor. Mas escolhemos recomeçar quando deixamos de olhar para trás com lágrimas nos olhos e dele tiramos lições para que não incorramos de cair nos mesmos erros novamente. Isto é recomeçar e dar um novo significado para o erro que ficou pra trás e passar a chamá-lo pelo nome de lição. Amemo-nos primeiro para que não nos seja dado menos do que aquilo que nós mesmos podemos nos oferecer. Assim, não precisaremos buscar em outro algo que seja supérfluo para o suprimento de nossa velha necessidade de se sentir amado.
O tempo passa e aquilo que julgamos ser a nossa felicidade vai-se embora com as coisas ou com as pessoas que cremos ter sido parte essencial de nossas efêmeras existências. Na vida, os significados se perdem, tomamos outros caminhos quebrando com os planejados e alcançamos novos significados para o que ficou pra trás, muitas vezes, restando apenas medo, insegurança, desafeto, tristeza, rancor e uma infindável sequência de sentimentos que se transformaram ao longo da efemeridade dos nossos dias. E descobri, através de perdas, que todo fim é um novo recomeço. Depois de grande, aprendi que a felicidade e o sentido da vida são uma construção sem fim que se realiza no dia a dia através dos significados que atribuímos às coisas e às pessoas pelas quais lutamos.
O contrário também é uma verdade. Tudo está passando de modo tão efêmero que este mesmo tudo o que eu disse pode já não ser. Todo fim de ciclo é marcado por um novo recomeço. Vivemos em três direções no tempo que só podem valer a pena se os nossos significados não forem assim tão passageiros.

Cântico VI

Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acaba todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno.

Fonte: MEIRELES, Cecília. Cântico IV. In: Dois Cânticos e uma Canção. PROJETO RELEITURAS, 2018. Disponível em: <http://www.releituras.com/cmeireles_doiscanticos.asp>. Acesso em: 12 jan. 2018, às 02:21.

Comentários

As mais lidas:

Marabá: uma breve análise entre o poema e a vida de Gonçalves Dias

MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do