Pular para o conteúdo principal

The Sun is Broken, uma obra infantojuvenil de Andrés Pi Andreu que fala sobre a vida e a morte

Mamãe! Papai! A Vovó Matilda está no telefone. Ela ligou para me desejar um feliz aniversário! - The Sun is Broken (p. 14, livre tradução).
Quando tratamos de literatura infantojuvenil, muitos creem tratar-se apenas de histórias fantasiosas, mas sem algum sentido para a formação crítica da criança ou do pré-adolescente (aproximadamente até os 12 ou 13 anos). Ao contrário, toda e qualquer forma de literatura pode, ainda que nem sempre o faça, transmitir valores e a realidade da vida de maneira sensível aos sentidos mais pueris. É o que faz Andrés Pi Andreu em seu livro de literatura infantojuvenil inglesa The Sun is Broken, publicado em 2013 pela Helbling Languages e chegada ao Brasil através da Disal Editora.

The Sun is Broken é a história de uma garota que acabara de completar sete anos de idade e que, após soprar as velas de seu bolo de aniversário, coisas estranhas começam a acontecer, como receber uma carta, uma ligação e uma visão da já falecida Vovó Matilda voando no céu em seu avião especial acompanhado por uma vaca voadora bombeira que também trabalha para os correios (“fire-fighting mailcow”).

Uma das principais características da obra são as ilustrações de Catty Flores. As cores vivas e convidativas e imagens expressivas permitem a leitura além do texto e contribuem efetivamente para a compreensão da história. Cada página também conta com perguntas interativas como Have you got a dog? Or a pet?, mas o livro inicia com algumas atividades que servem de warm up e conclui com mais atividades e um projeto de construção de um telefone de lata. Deste modo, podendo ser utilizado também nas aulas de ciências, ao tratar de sustentabilidade ecológica, e nas aulas de artes. Estas são claras evidências da interdisciplinaridade, prática de ensino que consiste na integração de disciplinas de modo que se quebre as barreiras entre elas estabelecendo relações como a desta obra comentada.

É uma excelente história para estudar present simple, how/what/where, can/can't e novos vocabulários (clothes, colors, greetings, jobs, parties e ecology) de acordo com o nível primário. Andrés Pi Andreu trabalha as quatro habilidades da língua (listening, speaking, reading, writing) e um CD-ROM / Audio CD faz parte de cada obra da coleção Helbling Young Readers – Ficcion.

The Sun is Broken, através da fantasia, destaca assuntos delicados de um modo delicado, próprio às crianças e jamais ferindo ou interrompendo as suas reflexões sobre a vida e a morte deixando claro que nem tudo pode ter uma clara explicação.

______
A obra comentada foi:
ANDREU, Andrés Pi. The Sun is Broken. São Paulo: Helbling Languages & Disal, 2013.

Para mais informações:
Coleção Young Readers: www.helblingyoungreaders.com
Helbling Languages: www.helblinglanguages.com
Disal Editora: www.disaleditora.com.br

Imagem: The Sun os Broken, p. 15 (fotografia).

Comentários

As mais lidas:

Marabá: uma breve análise entre o poema e a vida de Gonçalves Dias

MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do