Pular para o conteúdo principal

Teatro, entrevista com Carlos Branco

Carlos Branco mora em João Pessoa-PB, tem 31 anos de idade e há 11 trabalha profissionalmente com artes cênicas. Fui conversar um pouco com ele sobre a sua profissão.


BLOG (Wendell): Carlos, como foi o seu primeiro contato com o teatro?
CARLOS BRANCO: Foi no colégio, quando eu tinha 08 anos de idade. Depois participei do Grupo Esperança Jovem, do meu amiguíssimo +Valder Sales e não parei mais.
BLOG: Começou cedo!
CARLOS: Depois de alguns anos, montei a Paixão de Cristo da Ilha de Itamaracá-PE e que hoje está sendo muito bem encaminhada pelo +Edvaldo Júnior. Não posso esquecer de mencionar o Ato-Art's, onde você também participou comigo, lembra?
BLOG: Com certeza, aquele grupo maravilhoso de teatro, que hoje é a Associação Cultural Ato-Art's*. Conheci vocês em 2005, justamente nos ensaios da Paixão de Cristo que hoje tem 12 anos de história. E agora revelando a sua idade (risos), há quanto tempo você atua?
CARLOS: (risos) Há 23 anos. Mas meu primeiro trabalho profissional tem 11 anos, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa-PB.
BLOG: Tempão, hein! Você tem formação em Artes Cênicas?
CARLOS: Tenho DRT, que é a carteira de ator, e tenho vários diplomas com grandes diretores da arte.
BLOG: Arrasou! Mas me fale agora sobre a sensação de estar ali em cima do palco sendo observado por todos e ao mesmo tempo sendo julgado pela sua atuação.
CARLOS: Não tem explicação, é uma adrenalina enorme e ao mesmo tempo o desejo de fazer as pessoas acreditarem de verdade e em tudo o que estão vendo. O ator tem a responsabilidade de fazer a plateia viajar na sua história, fazê-los pensar e refletir sobre todos os assuntos possíveis. Não me preocupo com o julgamento, eu acredito em minha verdade e assim que me verem em cena, também irão acreditar.
BLOG: O que as pessoas costumam dizer para você depois de uma apresentação influencia de alguma forma nas próximas apresentações?
CARLOS: Sim, escuto de tudo e gosto muito de críticas. Seja de que forma for, me ajudam a crescer, pois quem está na plateia sempre vê bem melhor. Isso me ajuda e muito!
BLOG: Atualmente você está com qual peça em cartaz?
CARLOS: Eu acabei duas paixões de Cristo e a temporada de dois meses de "O Mágico de OZ", todos os finais de semana, a plateia estava cheia. Dia 17, tenho outra peça infantil, "Espantaram o Espantalho", e em junho estreio em "Pinóquio" e um monólogo, se Deus quiser! Também estou com um longa metragem para o fim de maio.
BLOG: Posso saber qual será o longa ou ainda não pode falar?
CARLOS: É a primeira vez que vou ficar pelado em cena e será um grande desafio para mim, pois sou muito tímido. A direção é de Romildo Rodrigues.
BLOG: Desafios! Acho que esta é a hora de falar. Eles existem de verdade? Acho que sim, não? Principalmente para alguém tímido que terá de ficar pelado em cena. (risos) Fale-me sobre os desafios da profissão.
CARLOS: São desafios bons. Ter bons amigos, conhecer pessoas certas e não se magoar com as críticas maldosas, pois o meio artístico é mau e muitos representam bem a simpatia. É bom saber que você é visto por quem conhece o que é uma verdadeira encenação, que te aplaude, mas te ajuda a melhorar sempre e, claro, ser conhecido. O ator adora reconhecimento e eu fico muito feliz. Às vezes vou ao shopping e escuto alguém dizer: "Olha ele ali, é o Carlos Branco. Eu vi uma peça que ele fez!" Isso é muito gratificante.
BLOG: Um objetivo.
CARLOS: Em 2016, fazer um teste no Rio. A proposta já me foi lançada e está tudo nas mãos de Deus. Fui indicado!
BLOG: Parabéns, Carlos Branco. Que você faça muito sucesso na sua carreira de ator e entretenha a muitos com esse seu carisma maravilhoso. Muito obrigado pela entrevista!

Veja algumas fotos de Carlos Branco:



>> Todas as imagens foram cedidas pelo ator.
____________________

* "A Associação Cultural Ato-Art's é uma entidade, sem fins lucrativos, constituída em 20 de Janeiro de 2007, com o intuito de fortalecer e difundir a cultura da Ilha Itamaracá." (Página oficial do Facebook, acesso em 04 de abril de 2015 às 23:46). 2007 corresponde ao ano em que o grupo passou a existir legalmente no município como uma entidade jurídica sem fins lucrativos e não-governamental. Hoje é a única associação cultural REGISTRADA E ATUANTE da Ilha de Itamaracá-PE.


Endereço: Rua Rufino Gonçalves, s/n - Quatro Cantos, Ilha de Itamaracá. CEP: 53.900-000. E-mail: associato-arts@hotmail.com.
Blog oficial do Ato-Art's: ato-arts.blogspot.com.br.

Comentários

As mais lidas:

Marabá: uma breve análise entre o poema e a vida de Gonçalves Dias

MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do