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Conheça todas as partes de um livro

- Boa tarde, você poderia me indicar algum livro legal que fale sobre vampiros, sonhos e estas coisas sobrenaturais?
- Veja este best seller, talvez você goste dele.
- Ele tem uma capa bonita.
- Você pode ver algo na contracapa.
- Contracapa? É esta aqui?
- É a "capa" de trás.
- Ah! É que eu chamo capa de trás mesmo.
- Entendo. Contracapa é a capa de trás do livro.
- tendi.

Já considerou conhecer por nome e conteúdo todas as partes de um livro? O Portal da Câmara dos Deputados (???) e, mais explicadamente, o site Entrando Numa Fria (ENF) fizeram isso por nós. O site ENF diz que livro é uma "publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas, e que é objeto de Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN)." (MAGALHÃES, 2011) De forma geral, um livro possui as partes externas, pré-textuais, textuais e pós-textuais. Dentro destas quatro partes, há muitas outras. Nos elementos externos, por exemplo, existem a sobrecapa, a capa, as folhas de guarda, orelhas, etc. Nos elementos pré-textuais encontram-se a folha de rosto, ISBN, dedicatória, agradecimento, epígrafe, etc.

É verdade que nem todos sabemos dizer o que é um prefácio, posfácio, orelhas, epígrafe, copyright, etc. Confira os links nos nomes dos sites e não entre mais numa fria.


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CÂMARA DOS DEPUTADOS. Estrutura do livro em formato texto. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/documentos-e-pesquisa/publicacoes/edicoes/estrutura-do-livro-em-formato-texto. Acesso em 26 de abril de 2015 às 23:00 (11:00pm GMT -3:00).
MAGALHÃES, Andrew. As partes de um livro. InEntrando Numa Fria. Disponível em: http://www.entrandonumafria.com.br/2011/10/as-partes-de-um-livro.html. Acesso em 26 de abril de 2015 às 22:20 (10:20pm GMT -3:00).

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Marabá: uma breve análise entre o poema e a vida de Gonçalves Dias

MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do