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Duolingo

Antigamente se considerava analfabeto não só aquele que não soubesse ler, mas aquele que, mesmo lendo, não soubesse "computação". Hoje em dia passa fome quem não tem uma segunda língua (risos). Não é bem assim, mas todos deverão concordar que ter pelo menos uma segunda língua dá aquela reforçada básica no currículo, sem falar nas vantagens em poder aproveitar melhor as possibilidades da globalização sem barreiras linguísticas.

De alguns anos para cá muitas escolas de idiomas tem surgido e essa necessidade tem sido cada vez maior. Em pouco tempo, muito mais pessoas estão aprendendo uma nova língua, principalmente a língua inglesa e o mercado de aplicativos para dispositivos móveis como tablets e smartphones não tem deixado isso passar em branco.

Se você acessar o Google Play ou a loja de aplicativos da Apple, encontrará uma infinidade de mobile apps que o auxiliam no aprendizado de uma língua específica ou várias ao mesmo tempo. Este discurso é nada mais, nada menos que uma grande perda de tempo, três giros em torno do cocô e ciscadeiro no terreiro para lhes dizer:



Instalem o Duolingo nos seus tablets e celulares,
é de graça e funciona! ^^ Se não sabe
inglês nem espanhol...
vai morrer de fome!


A gente se vira como pode. Dei uma olhadela no aplicativo e noto que é bastante interessante e dinâmico, necessita apenas de conexão com a internet e interage bem com o usuário. Meus alunos aprovaram o Duolingo!

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Marabá: uma breve análise entre o poema e a vida de Gonçalves Dias

MARABÁ (Parênteses inseridos para esclarecimento de palavras e expressões) Eu vivo sozinha; ninguém me procura! Acaso feitura Não sou de Tupá? Se algum dentre os homens de mim não se esconde: – “ Tu és,” me responde, “ Tu és Marabá!” – Meus olhos são garços, são cor das safiras, – Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar; – Imitam as nuvens de um céu anilado, – As cores imitam das vagas do mar! Se algum dos guerreiros não foge a meus passos: “ Teus olhos são garços,” Respondo anojado, mas és Marabá: “ Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes, “ Uns olhos fulgentes, “ Bem pretos, retintos, não cor d’anajá ! ” (claros) – É alvo meu rosto da alvura dos lírios, – Da cor das areias batidas do mar; – As aves mais brancas, as conchas mais puras – Não têm mais alvura, não têm mais brilhar. – Se ainda me escuta meus agros delírios: – “ És alva de lírios”, Sorrindo responde, mas és Marabá: “ Quero antes um rosto de jambo corado,

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)

Quais são as características de um texto literário?

Com a honrosa coautoria de: Ermírio Simões Batista Segundo Proença Filho (2007), em sua obra A linguagem literária , as características do discurso literário são as seguintes: 1. Complexidade Num texto complexo pode-se identificar metonímias sobre a vida humana. No caso, seriam situações que ocorrem nas relações interpessoais. Assim observa-se uma série de fatores que contribuem para o enriquecimento do texto e o aumento de plurissignificação, exigindo maior esforço por parte do leitor. No texto literário não existe o óbvio. me.to.ní.mi.a s.f. [retórica] Figura de linguagem em que um objeto é designado por uma palavra que se refere a outro, por existir uma relação entre os dois. Quando se “acende a luz”, na verdade se aperta um botão, fechando um circuito elétrico e produzindo luz. Mas se dá o nome do efeito à causa. (7GRAUS, 2017, adaptado) 2. Multissignificação O texto multissignificativo depreende diversos significados que dependerá do