Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2015

The Sun is Broken, uma obra infantojuvenil de Andrés Pi Andreu que fala sobre a vida e a morte

Mamãe! Papai! A Vovó Matilda está no telefone. Ela ligou para me desejar um feliz aniversário!  - The Sun is Broken (p. 14, livre tradução). Quando tratamos de literatura infantojuvenil, muitos creem tratar-se apenas de histórias fantasiosas, mas sem algum sentido para a formação crítica da criança ou do pré-adolescente (aproximadamente até os 12 ou 13 anos). Ao contrário, toda e qualquer forma de literatura pode, ainda que nem sempre o faça, transmitir valores e a realidade da vida de maneira sensível aos sentidos mais pueris. É o que faz Andrés Pi Andreu em seu livro de literatura infantojuvenil inglesa The Sun is Broken , publicado em 2013 pela Helbling Languages e chegada ao Brasil através da Disal Editora. The Sun is Broken é a história de uma garota que acabara de completar sete anos de idade e que, após soprar as velas de seu bolo de aniversário, coisas estranhas começam a acontecer, como receber uma carta, uma ligação e uma visão da já falecida Vovó Matilda voando no

O Discurso do Guru

Fonte: Clique para ampliar. Semana passada, nessas idas e vindas de ônibus para estudar e trabalhar, ouvi alguém dizer que “o guru tinha um discurso massa sobre como ser um solteiro feliz”. Fiquei a pensar o que seria um discurso “massa” para aquela pessoa, mas, como não tenho me encontrado no âmbito do senso comum, desinteressei um pouco de sua opinião e recorri às aulas de Análise do Discurso para saber o que seria “discurso” na Ciência da Linguagem. Com ajuda essencial da Professora Lucinha (Dona do Mundo), lá vai mais um discurso meu.

Analisando o discurso do poema "Eu", de Álvaro de Campos

"Fernando Pessoa" por S.A. e Maria José de Lencastre. Antes de tudo: Análise do Discurso é “[…] o estudo da língua sob a perspectiva discursiva” (BRANDÃO, 2009, p. 5). Para Foucault (1972 apud FAIRCLOUGH, 2001, p. 64), “a análise do discurso [está] voltada para a análise de enunciados”, que é considerada uma forma de analisar desempenhos verbais e “diz respeito não à especificação das frases que são possíveis ou gramaticais, mas à especificação sociohistoricamente variável de formações discursivas (algumas vezes referidas como discursos), sistemas de regras que tornam possível a ocorrência de certos enunciados, e não outros, em determinados tempos, lugares e localizações institucionais.” (colchetes inseridos)